Saturday, Jan. 20, 2018

Loading...

Janeiro Roxo alerta população sobre a hanseníase, Pontes e Lacerda registrou mais de 20 casos o ano passado

Escrito por:

|

3 de Janeiro de 2018

|

Postado em:

Janeiro Roxo alerta população sobre a hanseníase, Pontes e Lacerda registrou mais de 20 casos o ano passado

Sempre celebrado no último domingo de janeiro, o Janeiro Roxo reforça o compromisso de controlar a hanseníase, promover o diagnóstico e o tratamento corretos, além de difundir informações e desfazer preconceitos que tanto prejudicam o diagnóstico preventivo da doença.

O tema da campanha nacional de 2018, escolhido pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) é “Todos contra a Hanseníase”.

Em Pontes e Lacerda os números chegaram em 2017 a 24 pessoas infectada, que recebem o tratamento através da Secretaria de Saúde, depois que passam a ser medicadas a doença não é mais transmissível.

Segundo o secretário de Saúde de Pontes e Lacerda, este ano vai intensificar os trabalhos para descobrir mais casos da doença. “Vamos contratar um especialista para diagnosticar novos casos, não tenho preocupação do município subir no ranking no aumento, mas sim descobrir novos casos para iniciar o mais rápido possível o tratamento. As vezes as pessoas ficam com medo de procurar uma unidade de saúde, quanto mais cedo iniciar o combate, mais rápido o tratamento”. Ressaltou o secretário.

Em Vila Bela os casos registrados em 2017 foram 03 pessoas infectadas que recebem tratamento gratuito através da Secretaria de Saúde. Segundo a coordenação da área da saúde serão realizadas campanhas para  diagnosticar novos casos e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos). Se você sentir alguns desses sintomas procura a unidade de saúde mais próxima.

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizam operação Bairro Seguro em Pontes e Lacerda
Governador Pedro Taques recebe lideranças políticas discutir a saúde no estado ; Vereador Maxsuel Guimaraes representa Pontes e Lacerda
FAPAN comemora 10 anos dando desconto de 50% nas mensalidades

Deixe um comentário sobre isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

20 de January de 2018

Clear all