Como inicio do ano letivo, as famílias estão preocupadas em garantir o futuro educacional de seus filhos, um direito constitucional. As matriculas nas creches em Pontes e Lacerda estão cada vez mais difíceis. Por enquanto existem apenas três unidades de educação infantil para crianças de até 05 anos, que atendem cerca de 3,500 alunos em 2018.  A demanda reprimida é de 600 vagas.

Duas novas creches estão em construção desde 2016, iniciadas ainda na gestão do Ex- Prefeito Donizete Barbosa.

Uma delas fica no Residencial Glória e comporta cerca de 300 crianças de 0 a 05 anos. Vale lembrar que naquele bairro ainda não possui nenhuma unidade educacional. Segundo levantamento feito pela Tv Centro Oeste, a obra encontra-se praticamente concluída. A previsão de termino era para o mês de Novembro de 2017, conforme o contrato nº 080/2016. Porém, até o momento, o local continua em fase de construção.

A outra creche, localizada no Jardim Adriana, fundos com a Escola Municipal Sánaria Silveria de Souza, também atenderá uma demanda de 300 alunos – faixa etária de 0 a 05 anos. A obra está paralisada desde 2016, devido ao processo de licitação, que está em sua segunda chamada desde 2017, sem previsão de conclusão.

Tanto o Ministério Público quanto o Vereador Anderson Barbosa tem cobrado o Poder Público Municipal, sistematicamente a conclusão das duas creches.