Acontece no próximo domingo mais uma edição do Leilão Aliança. Produtores Rurais de toda região acompanharão o evento que completa 12 anos. Além disso, comemora-se 60 anos da marca Rodrigues da Cunha.

Em 2005 a primeira edição do leilão foi ao ar, com o sucesso, o evento também aconteceu nos anos seguintes.  Nesta edição serão cerca de 700 touros, entre mocho padrão e tourama, que irão a venda no tatersal de leilões da Fazenda Tamboril, cerca de 25 km de Pontes e Lacerda, na Br 174, sentido a cidade de Nova Lacerda. 

Uma das facilidades para o produtor são as condições de pagamento. O evento é o único no Brasil que parcela a compra em 40 prestações. “Quando a gente lançou esse leilão há doze anos atrás, existia uma dificuldade dos criadores que estavam passando por um momento difícil de cria. “Uma bezerra valia 150 reais, um bezerro 200 reais, e as pessoas tinha dificuldade em adquirir um touro melhorador. Então nós resolvemos dilatar esse pagamento para que o pequeno e o médio produtor pudesse também investir em qualidade. Quem adquire em 40 parcelas acaba pagando seu reprodutor com a própria produção “, afirma Ronaldo Rodrigues da Cunha, produtor rural.

“Eles passam os exames andrológicos para avaliar a funcionalidade reprodutiva. O que eu acho de mais vantajoso, é a idade desse animais, pois já estão prontos para uso, entre 31 e 35 meses. Outro fator importante é que eles foram nascidos e criados no sistema extensivo aqui no Mato Grosso”, explica o veterinário Rodolfo Rodrigues.

O Leilão é transmitido em rede nacional, através do canal Terra Viva. Mas a participação do criador é importante, já que assim terá a oportunidade de acompanhar de perto e escolher os seus animais.