O Aeroporto de Cáceres receberá um Caminhão de Combate a Incêndio (tipo 3). O governo do Estado fará a entrega nesta quinta-feira (09/03). O veículo servirá para atender o Aeroporto que passará por reformas, ainda este ano. Com isso, até 2018, Mato Grosso contará com oito aeroportos regionais recebendo voos comerciais, atualmente são seis.

A ampliação destas estruturas vai estimular o desenvolvimento das cidades, potencializar o turismo, melhorar o acesso a serviços públicos e elevar a qualidade de vida do cidadão. Além disso, o Governo do Estado busca melhorias na segurança operacional das unidades aeroportuárias.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte explicou que o caminhão é imprescindível para determinar a capacidade de segurança operacional do aeroporto, uma vez que aumenta o nível de proteção contra incêndio da unidade. Duarte explica, ainda, que o caminhão foi obtido pelo Governo de Mato Grosso que celebrou um convênio com o Governo Federal, via Secretaria de Aviação Civil (SAC).

O deputado Dr. Leonardo (PSD) foi o parlamentar que articulou junto ao Governo do Estado e Governo Federal para esta obra. Ele destacou a importância de Cáceres, uma vez que o município tem uma localização estratégica em relação a faixa de fronteira Brasil/Bolívia (quando analisado sob os aspectos de segurança nacional), além de possuir uma das maiores pistas de pouso, sendo alternativa para o aeroporto de Várzea Grande/Cuiabá, podendo receber até aviões de grande porte, como boeings, bem como todo o seu potencial turístico, em destaque o Pantanal.

Obras no aeroporto

Para colocar o aeroporto em funcionamento pleno, a Sinfra irá executar uma série de obras no aeroporto de Cáceres, como a reforma da estrutura e adequação do terminal, a ampliação e adequação do pátio de parada de aeronaves, recapeamento e sinalização horizontal da pista de pouso, revitalização da cerca operacional e sinalização noturna.

Voe MT

As ações voltadas para os aeroportos fazem parte do Programa Voe MT (Programa Estadual de Incentivo à Aviação Regional), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).