A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, na próxima quinta-feira (26), às 14h, audiência pública para debater o projeto de lei 410/2017, de autoria do deputado Guilherme Maluf (PSDB), que institui o Dia Estadual de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na ocasião também serão debatidas as atividades relacionadas ao Dia Mundial de Combate ao AVC.

O projeto de lei de Maluf institui o dia 29 de outubro como o Dia Estadual de Prevenção ao AVC e tem o objetivo de estimular a realização de ações educativas de informação e conscientização, debates e atividades para ampliar o conhecimento da população sobre o AVC e seus sinais, bem como a realização de pesquisas científicas visando à identificação de fatores de risco e ao desenvolvimento de medidas preventivas e capacidade diagnóstica, terapêutica e de reabilitação voltadas para o AVC.

“O AVC é uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo, por isso é muito importante conhecer os seus sinais para evitá-lo. Também é essencial que as pessoas acometidas pelo AVC recebam tratamento adequado. O objetivo do projeto de lei que propomos é chamar a atenção para todas essas questões, que podem salvar vidas e também contribuir para a recuperação das vítimas”, declarou o deputado.

Estarão presentes na audiência pública o presidente da Associação Acidente Vascular Cerebral de Cuiabá (AAVCC), Orlando Serafim de Oliveira Filho; o presidente da Sociedade de Neurocirurgia de Mato Grosso (SNMT), Wilson Novais; o cardiologista Carlos Carretoni; o médico especialista em saúde da família Cleo Borges; a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Myrian Serra; a diretora de Mercado e Financeiro da Unimed, Suzana dos Santos Palma; o diretor financeiro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-MT), André Luiz Lopes de Oliveira e representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

A realização de audiência pública cumpre requisito estabelecido pela Lei nº 10.556, de autoria de Guilherme Maluf, que fixa critério para instituição de datas comemorativas no âmbito do Estado de Mato Grosso.

AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece devido a uma alteração na circulação de sangue em uma parte do cérebro. Ele pode ser isquêmico (quando falta sangue) ou hemorrágico (quando derrama sangue). Nestas situações, as células do cérebro podem ser lesionadas ou morrer.

Conforme dados da World Stroke Organization (WSO), organização líder mundial na luta contra o AVC, 15 milhões de pessoas têm AVC a cada ano e 6 milhões delas não sobrevivem. Ainda segundo a organização, uma pessoa morre a cada 6 segundos devido ao AVC e a cada outro segundo uma pessoa tem AVC, independentemente da idade e sexo.

Fonte: Assessoria| Guilherme Maluf