O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou, nesta terça-feira (28/05), que o governo federal está preparando uma Medida Provisória (MP) para incentivar o turismo no Brasil. O plano de ações, que conta com recursos iniciais de R$ 200 milhões, beneficiará 158 municípios no país, sendo cinco em Mato Grosso.

Conforme divulgado pelo Ministério do Turismo, os investimentos no Estado visam alavancar o turismo no Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães. Desta forma, receberão recursos Cuiabá (rota turística da região metropolitana), Chapada dos Guimarães (circuito das águas), Nobres (circuito das águas), Cáceres (Pantanal) e Poconé (Pantanal).

“Nós estamos agora editando uma medida provisória que vai se chamar A Hora do Turismo. Essa MP engloba várias ações para que o turismo possa sair do discurso e ir para a prática, com o crescimento do Brasil e, dentro disso, estão as áreas especiais de interesse de turismo”, disse o ministro.

A iniciativa denominada programa Investe Turismo foi desenvolvida conjuntamente pelo Ministério do Turismo, o Sebrae e a Embratur, e, segundo o governo, tem por meta unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

As rotas turísticas selecionadas receberão um pacote de ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; e a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

Fonte: Só Notícias