Após uma capacitação no mês de outubro, agora chegou a hora de iniciar as obras no Canil de Segurança Pública de Pontes e Lacerda. O prédio será construído na base da Polícia Militar e deve ficar pronto em 90 dias.

Foram analisados vários locais, até escolher o espaço onde será o canil. O batalhão da PM foi selecionado, por causa da proatividade. Dentre as instituições, a PM é a única com equipes 24 horas de serviço. As demais forças de segurança também farão uso da unidade, tendo em vista que PM, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil participaram de uma capacitação com os animais que serão utilizados nas buscas. ” Nós passamos aproximadamente um mês onde recebemos toda a capacidade técnica para preparar um cão, pra entender lidar com ele e como prepara-lo para a ação policial”, salientou 2º Ten. PM Mario, do 18ª Batalhão.O treinamento aconteceu na cidade de Cuiabá com o apoio do Gefron e do Batalhão de Operações especiais.

O investimento é de grande serventia para Pontes e Lacerda, já que antes era necessário a solicitação de uma equipe capacitada do canil de Cuiabá. Inicialmente, serão 3 cães, que já estão aptos há algumas atividades, como localização de entorpecentes e busca e salvamento de pessoas.

Os cães são da raça Pastor-belga Malinois, foram escolhidos por causa da resistência e também do fácil aprendizado na atividades para que servirão.