Como comunicar melhor para vender mais na sua loja?

Dino Gueno

18 de novembro de 2019

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Como um obcecado por eficiência e qualidade de comunicação, eu já errei e acertei muito, pesquisei, estudei e cheguei à conclusão que é preciso ter três características na comunicação para que ela seja eficiente, assertiva e traga resultados no varejo. No meu livro “A LOJA QUE VENDE – Manual para ser Imbatível no seu negócio” eu destaco estas três características, que passaram a ser um verdadeiro mantra profissional.

Não importa o tamanho do seu negócio, tampouco sua verba publicitária e os canais que você escolhe para se comunicar com seu cliente: se você memorizar estas 3 palavras e aplica-las em todas suas ações de comunicação, vai perceber que a eficiência dos seus esforços será cada vez maior.

Diferente: nosso cérebro percebe mais o diferente, aquilo que destoa do “cenário”, do comum. Então comunique diferente! Comece mapeando como seus concorrentes fazem publicidade, qual o estilo de mensagem que utilizam, como geralmente os varejos anunciam em seu mercado. Amplie esta busca com referências em outros setores, de segmentos diversos. Você perceberá como isso vai fornecer insights para ser diferente!

Relevante: comunique o que de fato interessa ao seu consumidor alvo. Privilegie mensagens que tragam algum conteúdo, dicas, que mostrem as soluções que seu produto, serviço ou loja vai proporcional para a vida do cliente. A relevância permite que seu negócio ganhe a atenção do seu consumidor alvo, aumentando a capacidade de a mensagem ser compreendida e assimilada como uma vantagem. E você não conseguirá relevância sem conhecer bem o segmento de clientes para o qual está comunicando.

Verdadeiro: característica que está diretamente relacionada com a honestidade e a construção da confiança. Nós vivemos na era da informação, na qual as empresas estão mais expostas do que nunca. Clientes tem voz, poder para avaliar, compartilhar, elogiar e criticar, e são mais informados que em qualquer outro tempo. Ser verdadeiro é a primeira condição para que o consumidor confie na sua marca. Então trabalhe sempre para comunicar o que você vai, de fato, entregar na sua loja no seu negócio. Nunca comunique além da entrega real. O cliente vai responder com mais confiança e credibilidade.

Ao assimilar estas três características, você vai não apenas potencializar sua publicidade mas construir uma estratégia mais honesta e assertiva. E, ao realiza-la, nunca esqueça de comunicar primeiro aos seus colaboradores e só depois ao cliente. Lembre-se: toda estratégia de sucesso começa primeiro dentro, depois fora. Boas vendas!

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