O município de Pontes e Lacerda está mesmo fora do sistema de defesa civil do Estado, conforme amplamente divulgado pela mídias sociais e com exclusividade por este portal de Notícias (leia aqui).

A informação é do Coordenador de Resposta e Construção, órgão vinculado à Superintendência de Proteção e Defesa Civil, Wagner Rosa Soares, repassada ao vereador Maxsuel Guimarães(PSDB), nesta segunda-feira(26/03).

Desde a implantação da Coordenadoria Municipal ainda no mandato do ex-prefeito Donizete Barbosa, logo após a tromba d’água que assolou o município em janeiro de 2016, a Defesa Civil do Estado não teve qualquer informação do município com relação ao interesse em se manter inserido no serviço de proteção e defesa civil.

Arrogância

Pelo contrário, o prefeito Alcino Barcellos se recusou em receber em audiência o Coordenador da Defesa Civil de Mato Grosso, mandando informar que Pontes e Lacerda estava fora do sistema de defesa Civil estadual.

Com relação aos recursos federais para recuperação de pontes após o desastre de janeiro/2016, o órgão estadual se limitou a dizer que desconhece o andamento do processo, porque não houve qualquer interferência do Estado junto ao Governo Federal nesse sentido.

Providências do Município

Conforme informação do vereador Maxsuel Guimarães, para voltar a ser inserido no sistema estadual de Defesa Civil, o prefeito Alcino Barcellos terá que informar a nomeação de um Coordenador e encaminhar a Lei que instituiu a Coordenadoria Municipal e demais documentos indispensáveis para a realização do novo cadastro.