Indiferentes aos prejuízos que a fumaça representa à saúde e ao meio ambiente e os riscos que o fogo dentro das cidades representam, tanto para a segurança individual como o de toda a comunidade. O Tenente Borges do Corpo de Bombeiros, faz um alerta a toda população.
Os moradores mantêm o mau hábito de aproveitar o período de estiagem para limpar terrenos e eliminar o lixo acumulado no fundo de casa. Os malefícios que a fumaça das queimadas proporcionam à saúde humana são inúmeros, desde problemas nas vias respiratórias, entre outros.

Em Pontes e Lacerda, foi registrado diversas ocorrências de incêndios em terrenos baldios por isso o Tenente Borges do Corpo de Bombeiros, pede para que a população se conscientizem e evitem de cometer qualquer tipo de queimadas na região.
“Esse é um momento crítico e além de afetar a população, o nosso efetivo acaba se desdobrando para atender várias ocorrências no município. Além da queimada urbana que é proibida durante o ano, também vai ser decretado pelo Governo do Estado de Mato Grosso o período proibitivo de queimadas, então pedimos encarecidamente para a população que não queime lixo e outros objetos, ainda estamos programando para ter uma atenção especial na Serra do Patrimônio que sempre é alvo de criminosos”.