A Delegacia Virtual foi criada para ser um canal permanente de comunicação entre a polícia e o cidadão, através dessa ferramenta facilita o acesso das pessoas aos serviços policiais. Desde a sua implantação a delegacia registrou milhares de ocorrências, comprovando a aceitação do usuário ao sistema online. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e implantado em novembro de 2005.

Pelo endereço eletrônico da delegacia (www.delegaciavirtual.mt.gov.br) o usuário pode apresentar queixas, denúncias, registrar boletins de ocorrências de extravio de documentos, furtos (perda ou extravio de objetos e documentos), nos casos em que não houver violência física ou grave ameaça, comunicar desaparecimento de pessoas, informar e fazer consultas sobre pessoas localizadas. Tudo isso com comodidade e conforto, a partir de qualquer lugar em que haja um computador ligado à Internet, até mesmo através de um aparelho de celular. “Essa é mais um canal de acesso a Policia Judiciaria Civil, isso não impede das pessoas virem até a delegacia para o registro do Boletim de Ocorrências. Mas essa ferramenta é justamente para levar comodidade para os denunciantes, porque em algumas ocasiões a delegacia pode estar com vários inquéritos, e demorar no atendimento”. Destacou o Delegado Carlos Bock.

Todas as ocorrências são analisadas e validadas. A vítima recebe uma cópia do boletim de ocorrência via e-mail, validado pelo técnico responsável pela triagem e análise da ocorrência.