Representantes das forças de segurança do Estado que estão em Pontes e Lacerda se reuniram hoje para a elaboração do plano final de desocupação da área de garimpagem na Serra do Caldeirão. A ação policial acontecerá nesta quarta-feira (03.05).

De acordo com o Secretário Adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, Marcos Vieira, a reunião que aconteceu na sede do Ministério Público na manhã desta terça-feira (02) foi para o ajuste do planejamento tático e operacional da desocupação. “Objetivo é desintruir a área para que possamos trazer a sensação de segurança aos munícipes”.

Desde a chegada de homens dos grupos especializados da Polícia Civil e da Polícia Militar, várias ações já aconteceram na região do garimpo. Dezenas de pessoas e veículos já foram abordados e vistoriados. Barreiras já foram montadas nas redondezas da área para que ninguém pudesse entrar e fazer o serviço de logística para os garimpeiros que ainda persistem em garimpar.

A retirada dos garimpeiros e, consequentemente, a desintrusão da área está prevista para acontecer nesta quarta no período da manhã. De acordo com o comando da Operação, quem ainda está na Serra poderá sair até esta terça-feira levando todo material lícito.