Foi realizada na manhã deste sábado (17.06), um encontro de garimpeiros em Pontes e Lacerda com a presença de vários deputados e vereadores. O evento serviu para os parlamentares ouvirem as demandas dos garimpeiros que pedem a regularização das áreas de garimpagem no município.

O plenário Valter de Oliveira, da Câmara de vereadores de Pontes e Lacerda, ficou tomado com dezenas garimpeiros, somando aproximadamente 150.

O presidente da Câmara, vereadores, dentre eles Ivanildo Amaral, os deputados estaduais Wancley Carvalho e Romoaldo Júnior e o federal Valtenir Pereira estiveram no encontro e propuseram algumas ações imediatas para a regularização das áreas de garimpo para as duas cooperativas de Pontes e Lacerda.

Os deputados também afirmaram que vão solicitar investigação sobre o processo de liberação de áreas de exploração. Os parlamentares classificaram como “máfia das mineradoras” e vão protocolar pedidos de análise dos processos no Ministério Público Federal e no Ministério de Minas e Energia.

Wancley disse que vai pedir uma reunião com o Governador Pedro Taques, reunindo deputados federais e representantes das cooperativas de garimpeiros para discutir a utilização de polícias estaduais na retirada dos garimpeiros e, consequentemente, a falta de policiamento especializado na região de fronteira.

De acordo com o deputado Romoaldo, o governador Pedro Taques garantiu a ele, esta semana, que vai apoiar as ações para liberação da lavra para os garimpeiros. O parlamentar disse que espera que isso aconteça na pratica também.
Veja o vídeo da matéria: