Estudantes do IFMT-Pontes e Lacerda representam Mato Grosso na final da Olimpíada Geo-Brasil

Michelle Garcia

18 de outubro de 2019

Estudantes do IFMT-Pontes e Lacerda representam Mato Grosso na final da Olimpíada Geo-Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anúncio NOTICIAS

Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste representam o Estado na final da Olimpíada Geo-Brasil, que acontece de 18 a 20 de outubro, na Unicamp, em Campinas-SP. Kennedy da Silva Santos, Matheus da Silva Santos e Yago Alves Santos integram a equipe “Id, Ego e Superego”, que foi ouro na etapa estadual e uma das duas classificadas em território mato-grossense para última fase.

As três primeiras fases foram online, com a resolução de questões. Matheus ressaltou o empenho da equipe e a expectativa para a final. “Estudávamos juntos, dialogávamos para decidir a melhor resposta. Os professores também nos estimularam bastante, incentivaram e isso foi ótimo para obtermos o resultado que conseguimos, além disso, não fomos os únicos que disputaram. Muitos outros alunos se mobilizaram e conseguiram medalhas. Isso nos deixa felizes. Nos preparamos muito para a final, estudando e vamos dar nosso melhor”.

Orientador da equipe, o professor especialista Gilson Pedro Ranzula destacou a dinâmica da competição. “A Olimpíada Geo-Brasil consiste na Olimpíada Brasileira de Geografia (já na quinta edição) e da Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (na sua terceira edição).Por meio da olimpíada queremos utilizar o conhecimento das Ciências da Terra e da Geografia para empoderar os alunos no sentido de contribuírem para uma transformação social, incentivando o desenvolvimento sustentável e as adaptações às mudanças climáticas.Ter conhecimento sobre os recursos naturais, entender como gerenciá-los no contexto geopolítico mundial para garantir benefícios sociais aos cidadãos e alcançar uma sociedade mais justa, com menos desigualdades. As Ciências da Terra e a Geografia proporcionam as ferramentas básicas para os cidadãos de amanhã lidar com o ambiente natural e os desafios da globalização”.

Desta forma, o incentivo e conteúdo dado em sala de aula também foram fundamentais. “No decorrer do ano letivo os discentes foram orientados sobre a proposta da olimpíada, nesse sentido os professores que ministravam aulas de Geografia foram aplicando os conteúdos programáticos da disciplina e intercalavam atividades voltadas para a olimpíada. Mas na reta final para o início da competição os discentes se envolveram com maior intensidade e buscaram estudar em momentos que não tinha aulas, procurando para isso, a utilização da biblioteca e organizando grupos de estudos para um melhor aproveitamento dos conteúdos”.

Outras quatro equipes do IFMT Fronteira Oeste também obtiveram medalhas na competição: “A Nova Ordem Mundial”, medalhista de ouro, formada por Matheus Teodolfo, Miguel Monsano de Souza e Murilo Siqueira); “Atlas 2.0″, medalhista de ouro, integrada por Izileide Cristina da Conceição, Luana Ratis Almeida e Vanessa Cristina Santos);”Geograwinx”, medalhista de prata”, composta por Aline Gabrielli Silva Ferreira, Nathalia Frannkeusy Silva de Almeida e Regina Santos Souza); e “Três Musas”, medalhista de bronze, que teve como integrantes Hailla Ariela Silva Souza, Larissa Natieli Dionísio Ramos Pereira e Luma Vieira Teixeira.

Diante do resultado, Gilson destacou o protagonismo dos alunos. “Parabenizo os discentes que compraram essa batalha e que não mediram esforços para desempenhar a busca pela melhoria em seus conhecimentos. Para mim, independente do que venha a acontecer na etapa final, esses alunos que representarão a Instituição em Campinas-SP (UNICAMP) já são grandes vencedores e orgulho desta Instituição. Agradeço ainda todos os alunos que participaram e aos professores que colaboraram. No estado de Mato Grosso foram onze (11) medalhas de ouro, sendo que três delas foram do Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste”.

Os alunos que serão selecionados na fase presencial-final passarão por treinamento para participar da International Geography Olympiad em 2020 em Istambul, na Turquia.

Dá Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Este site é mantido e atualizado pela empresa Sistema Lacerda de Comunicação Ltda, vinculada à Rede Centro Oeste de Comunicação. Estamos sempre em constante evolução para entregar o melhor aos nossos anunciantes e telespectadores.

Contatos

  • Rua Rio Grande do Sul, 332
    Centro, Pontes e Lacerda - MT

  • (65) 3266-2859

  • contato@tvcentrooeste.com.br

  • Área Restrita

TV Centro Oeste © 2019. Todos os direitos reservados