DIONIR DE FREITAS QUEIROZ – 01/01/1983 a 31/12/1988

Por Gilmar Maldonado

Em 15 de novembro de 1982 ocorreu a primeira eleição para prefeitos e vereadores no município de Pontes e Lacerda, quando foi eleito o senhor Dionir de Freitas Queiróz. Sua administração foi de 06 anos, conforme os ditames da legislação eleitoral daquela época.

Foi uma administração conturbada por acontecimentos sociais e políticos que surgiram naquele momento. Os fatores invasão de terras e pistolagem eram muito fluentes, causando transtornos na vida de muita gente, devido a violências que se instalou na zona rural e urbana da cidade. Muitas pessoas perderam suas vidas, tanto do lado dos invasores quanto dos proprietários de terras, seus funcionários e agregados.

Embora as polícias civil e militar buscassem amenizar os acontecimentos, os casos eram muitos, trazendo um ar de negatividade do município diante dos demais do estado. Um dos casos de muita repercussão em todo o estado foi a morte do comandante da PM local, Tenente Cruz, em uma emboscada nas imediações de uma serraria na periferia da cidade.

Principais obras e investimentos do prefeito Dionir de Freitas Queiróz

– Durante os seis anos de mandato do prefeito Dionir, foram construídas diversas escolas nas glebas Scatolin, São Domingos, Cerro Azul e 1.500 Alqueires, que haviam sido invadidas anos antes.

– Foram adquiridas ambulâncias para transporte de pacientes para Cáceres e Cuiabá, caminhões e máquinas para a secretaria de obras e serviços urbanos.

– Foi ainda construída a Praça Miguel Gajardoni no centro da cidade, depois reformada pelo prefeito João Bento Neto.

– No campo da administração estadual são implantados escritórios da EMATER (hoje Empaer) e a 27.ª CIRETRAN.

– Também é implantada com empenho do Deputado Antonio Amaral, a Usina Termoelétrica da CEMAT que precariamente oferecia energia elétrica para a cidade, entre 7:00 e 23:00 horas diariamente.

– Na iniciativa privada, houve a implantação do Laticinio Mineiro, pioneiro na atividade no município.

 

Gilmar Maldonado é natural de Colorado (PR), reside em Pontes e Lacerda desde 1980, graduado em História, Técnico em Contabilidade, ex-vereador e ex-secretário de administração de Pontes e Lacerda (MT).