A partir desta edição vamos contextualizar cada gestão dos ex-prefeitos de Pontes e Lacerda, na visão do historiador Gilmar Maldonado, com fatos que marcaram cada mandato ou que passaram desapercebidos.

É uma contribuição a toda a sociedade visando manter viva a memória de Pontes e Lacerda.

“Um povo sem o conhecimento da sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes”. (Marcos Garvey)

 

GERCINO RODRIGUES DE SOUZA – 14/02/1981 a 31/12/1982

Por Gilmar Maldonado

Até meados da década de 1970, Pontes e Lacerda era apenas um povoado dentro dos limites do município de Mato Grosso, hoje Vila Bela da SS. Trindade, desde a inauguração da Estação Telegráfica de mesmo nome, construída e inaugurada pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, engenheiro militar a serviço das comunicações do governo federal.

Em 1976 o povoado já contava com aproximadamente dez mil habitantes, vindos de diversas partes do Brasil, quando foi elevado a condição de distrito de Mato Grosso, pela lei estadual n.º 3.813. Já três anos após, em 29 de Dezembro de 1979, através da lei estadual n.º 4.167 alçou o status de município.

A referida lei estabelecia que o município foi criado dentro da área do município de Mato Grosso, com seus limites e confrontações devidamente elaboradas por técnicos do governo, observando a legislação pertinente. Estabelecia ainda que, em 15 de Novembro de 1980 haveria eleições para prefeito e vereadores, que tomariam posse em 31 de janeiro de 1981, para compor a administração pública do novo município.

Porém uma lei federal prorrogou os mandatos de prefeitos e vereadores em todo o Brasil, não acontecendo as referidas eleições conforme antes determinadas. Criou-se para tanto uma alternativa de nomeação de um administrador interino até que chegasse a data estabelecida pela nova lei eleitoral. Naquele momento havia em Pontes e Lacerda duas alas do partido da ARENA que também era do Governo Federal e Governo Estadual.

Para tanto haveria uma votação interna entre os membros do partido, para indicar o nome do administrador local, a ser nomeado pelo governador do estado. Como havia duas alas, surgiram dois nomes, que em demanda acabaram atrasando a data de nomeação que seria em 31 de Janeiro, para 14 de fevereiro de 1981, quando aprovado e a seguir nomeado o senhor Gercino Rodrigues de Souza, que se tornou o primeiro prefeito de Pontes e Lacerda. Seu governo se deu entre 14 de Fevereiro de 1981 e 31 de Dezembro de 1982, quando assumiu o prefeito eleito em 15 de novembro de 1982.

Entre as obras e investimentos públicos desenvolvidos pelo prefeito Gercino Rodrigues de Souza durante seu breve mandato, podemos elencar:

  • Instalação do município e criação de secretarias para a administração;
  • Aquisição de dois caminhões caçamba, uma moto-niveladora, uma pá carregadeira e uma camioneta para suprir o setor de obras;
  • Criação de um posto de saúde com técnicos laboratoristas para tratar principalmente da malária, que era uma doença muito fluente na localidade;
  • Fez criar a Delegacia de Policia Civil e um pelotão da Polícia Militar;
  • Construção de escolas na zona urbana e rural do município;
  • Apoiou a vinda de uma agência do Banco do Estado de Mato Grosso e um posto avançado do Banco do Brasil;
  • Incentivou o esporte local, principalmente o futebol;
  • Apoiou a vinda de escritórios da CEMAT e SANEMAT que fizeram as primeiras instalações elétricas e ligações de água nas casas do perímetro urbano;
  • Construiu um posto telefônico através da TELEMAT para atender a população;
  • Trouxe os primeiros sinais de televisão para a cidade;
  • Abertura e conservação de estradas municipais;
  • Muito importante foi a construção da estrada ligando Pontes e Lacerda à Vila Matão, hoje São José da Serra, oferecendo trafegabilidade a centenas de produtores entre suas propriedades e a sede do município, que não havia até aquele momento. Depois se tornou a MT 473 – Estrada do Matão.

 

Gilmar Maldonado é natural de Colorado (PR), reside em Pontes e Lacerda desde 1981, graduado em História, Técnico em Contabilidade, ex-vereador e ex-secretário de administração de Pontes e Lacerda (MT).