O programa Fantástico da Rede Globo do último domingo (05/08), no quadro nacionalmente famoso “Cadê o dinheiro que Estava Aqui”, denunciou a venda de prêmios de “Cem melhores gestores do Brasil” feita pela empresa União Brasileira de Divulgação (UBD). Na lista de 2017 estão dezenove prefeitos de Mato Grosso, dentre eles Alcino Barcellos, de Pontes e Lacerda (MT).

Para ilustrar a matéria, o repórter da Globo se passou por assessor de um prefeito e  comprou o prêmio para ser entregue a um jumento chamado “Precioso”. “Para ser eleito, o jumento não baixou decreto nem cortou pastos; ele só teve que pagar a uma das empresas que vendem diplomas de melhor gestor para prefeitos, vereadores e secretários municipais” cita a reportagem.

Nos eventos de entrega da premiação, segundo a matéria, os homenageados recebem um diploma de legislador mais atuante e a maioria usa dinheiro público para pagar pelas inscrições e pelas diárias. Nem todos os prefeitos que constam da lista foram homenageados com diploma ou medalha.

O site “akitafacil” divulgou a premiação em  matéria no dia 30.12.2017, com o título “Prefeito de Pontes e Lacerda é classificado como um dos melhores Gestores de MT, segundo pesquisa”.  Alcino Barcellos não contestou o prêmio nem a matéria.

Agora, com a repercussão nacional do escândalo, o prefeito emitiu nota alegando que a matéria contem “inverdades”.