Estudantes do 9º ano da Escola Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste de Cuiabá), visitaram o fórum local, onde foram recepcionados pelo juiz diretor, Elmo Lamoia de Moraes. A ação faz parte de um projeto intitulado “Pequeno Grande Cidadão”, que permite proporcionar aos alunos noções de Direito, criticidade e orientação vocacional.
Durante o tour eles souberam como funciona o Poder Judiciário, quais os trabalhos são desenvolvidos e visitaram toda a estrutura da Comarca. O juiz mostrou aos alunos o Plenário do Tribunal do Júri, as celas onde ficam os presos que serão interrogados, o gabinete, secretarias e demais setores.
Os alunos manusearam processos e assistiram a palestras, tanto do magistrado quanto do promotor de Justiça Samuel Telles Costa sobre as funções do Judiciário, Ministério Público, Executivo e Legislativo. “No começo eles estavam retraídos, mas depois ficaram mais desenvoltos. Fizeram várias perguntas sobre a nossa profissão, como foram os estudos até chegarmos às funções de juiz e promotor e pediram dicas sobre as vantagens e desvantagens de cada uma”, contou Elmo Lamoia.
Depois, o magistrado chamou oficiais de justiça, assessores e servidores do gabinete para que os alunos pudessem distinguir um pouco mais sobre estas profissões e para que eles tivessem conhecimento de que uma Comarca não é composta somente pelo juiz. Cada um falou sobre o trabalho que desenvolve diariamente e responderam algumas perguntas.
“Foi muito positivo porque é uma realidade que não é próxima deles, já que alguns estudam na zona rural. Para eles é um ambiente diferente e essa visita desmistifica o que é o Poder Judiciário e mostra que estamos aqui para servir e à disposição da população”, disse Lamoia.
O juiz sugeriu à Secretaria Municipal de Educação para que esta atividade seja incluída no calendário escolar.
Além disso, para fomentar o conhecimento sobre as profissões, o magistrado cedeu o espaço do Tribunal do Júri para a realização da “Mostra das profissões”, no dia 25 de outubro, onde estudantes estarão em contato com profissionais de diversas áreas para conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.
A visita é uma iniciativa do advogado Mauro Crema, que atua no município e tem dado aulas sobre conhecimentos de Direito nas escolas públicas com o intuito de formar jovens conscientes para suas profissões.
Dani Cunha/Fotos: Comarca de Vila Bela da Santíssima Trindade
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409