Na manhã desta quarta-feira (08.03), ocorreu na sede Operacional do Gefron, em Porto Esperidião, Solenidade de Homenagens aos Ex Combatentes que serviram no Grupo Especial de Segurança de Fronteira, Inauguração da Galeria de Ex Comandantes da Unidade e ainda Homenagem ao Civil Sr Paulo Pinto, pelos serviços já prestados em prol ao Gefron.

O Gefron só se tornou referência no policiamento de Fronteira em virtude do empenho, dedicação e abnegação dos “Nossos Heróis” anônimos que serviram e servem a este valoroso Grupo, profissionais esses que são seres humanos comuns, imperfeitos, limitados e falíveis, mas que se diferenciam dos demais, não porque vestem um uniforme e arriscam suas vidas combatendo a criminalidade no seu dia-a-dia de trabalho, mas porque são capazes de se doar inteiramente ao que fazem, tendo o sentimento de dever cumprido. Nesse sentido o objetivo de uma homenagem como esta, sendo uma forma de agradecer e reconhecer a importância dos serviços por cada um prestado em prol da segurança pública, também como forma de apontar para as novas gerações exemplos de profissionais elevados e éticos, exemplo a serem seguidos, finalizou o Coordenador do Gefron – Ten.Cel Jonildo José de Assis.

Foram homenageados os policiais militares 3º Sargento PM RR Edmar Carlos Teotônio, 3º Sargento PM RR Marcos de Oliveira Silva, Cabo PM RR Aristides Martins de Miranda e Cabo PM RR João Severo dos Santos.
Também foi homenageado o Senhor Paulo Cezar Pinto de Arruda, produtor rural na região de fronteira e grande colaborador e apoiador desde o inicio da criação do Gefron.

Segundo Senhor Paulo Pinto, “a instalação do Gefron na região trouxe novo alento a todos e moram, trabalham, investem e vivem nessa faixa de fronteira com a Bolívia. A intervenção do Gefron trouxe a todos nós mais tranquilidade e foi de suma importância para trazer segurança aos moradores e proprietários de área rural nessa região.

Tudo isso foi possível devido ao esforço e trabalho desses jovens guerreiros que por essa região passaram e passam vigilantes, atentos a toda e qualquer movimentação que possa nos expor ao perigo. Penso que todo nosso esforço em colaborar e apoiar ao Gefron foi positivo, pois sentimos confiança e seguros em tê-los por perto e sabemos que podemos contar com esse Grupo.
Quero aqui reafirmar a nossa parceria e que estaremos prontos para atendê-los no que for possível, para melhorar a qualidade de vida e bem estar dos que ali atuam por semanas em vigília. Eu tenho enorme orgulho desse Grupo Especial, pois minha família, funcionários passamos a circular com mais tranquilidade, e acompanhamos de perto a atuação e o desempenho das atividades de combate ao crime organizado na fronteira, finalizou Senhor Paulo Pinto.”

Participaram da solenidade o Ten Cel Jonildo José de Assis – Coordenador do Gefron, Major Fábio Ricas- Coordenador Administrativo do Gefron, Major Luiz Marcelo da Silva – coordenador de Operações, Ten. Ladislane Simonini – Oficial de Operações do Gefron, Ten Evandro Ponhe – Oficial de Operações, homenageados e familiares.