Na manhã desta segunda-feira (23), um instrutor acompanhado de um cão que pertence ao Canilfron lotado na cidade de Porto Esperidião, realizou um treinamento especializado de busca de entorpecente. As instruções aconteceram na sede do 12º Comando Regional de Policia Militar, em Pontes e Lacerda. 

O objetivo do treinamento foi levar informações para os futuros adestradores dos cães que vão integrar o canil de Pontes e Lacerda, fazer com que o animal esteja apto a atuar em diversos ambientes e situações  buscando capacitar o empenho de suas funções nessas circunstâncias.

Os cães especializados nessa modalidade são capazes de ajudar no trabalho policial no combate ao narcotráfico. O que o trabalho do ser humano faz em horas, o cão bem ensinado é capaz de descobrir alguma droga em minutos.

A aula foi ministrada pelo soldado Thalisson do Grupo Especial de Fronteira-GEFRON. Segundo ele, um animal bem adestrado é muito importante para combater o crime. “O auxílio do cão no trabalho policial é extremamente eficaz, pois funciona como um meio de emprego de força de menor potencial ofensivo, proporcionando um excelente mecanismo de defesa na atuação do dia a dia operacional”, destacou o soldado.