Por meio da portaria número 045, de 07 de abril, publicado no Diário Oficial da União que circula nesta segunda-feira (10.04), o Governo Federal reconheceu a situação de emergência em 20 municípios do país, espalhados em seis estados. Dentre eles, Vale de São Domingos e Jauru.

Os motivos de pedido de situação de emergência são variados. Nas regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul o excesso de chuvas provocaram enchentes e alagamentos e em alguns municípios dessas regiões a vilã foi a estiagem. Já para municípios da Bahia e de Sergipe, o pedido veio após extrema seca.

No mês de Março, a Defesa Civil estadual realizou os estudos nas regiões afetadas pelas fortes chuvas em Jauru e Vale de São Domingos, fazendo levantamento dos prejuízos e, ao mesmo tempo, dando apoio às famílias mais atingidas. A notícia foi divulgada aqui pelo portal de notícias da Tv Centro Oeste (clique aqui e veja).

A partir de agora as prefeituras destes municípios poderão solicitar apoio do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais.

Para ter acesso a recursos materiais e financeiros de apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id. Após a análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério define o valor do recurso a ser disponibilizado.

.