Termina hoje (28.04), às 23h59, o prazo para declaração do imposto de renda pessoa física 2017. O contribuinte que não enviar sua declaração ou enviar o documento fora do prazo sofrerá penalidades.

De acordo com o contador Alam Pereira, as declarações são devidas aos contribuintes que tiveram rendimento superior a R$ 28.559,70, produtores rurais com rendimentos acima de 142 mil ou aqueles contribuintes com rendimento isento superior a 40 mil reais referente durante o ano de 2016.

Os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a elas. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

As restituições começarão a ser pagas em 16 de junho e seguem até dezembro, para os contribuintes cujas declarações não caíram em malha fina.

De acordo com dados da Receita Federal, até esta quinta (27), mais de 23 milhões de contribuintes ainda não haviam enviado suas declarações. A expectativa do órgão é receber 28,3 milhões de declarações neste ano.

Aqueles contribuintes que não fizerem as declarações terão que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74 e o CPF ficará irregular perante a receita federal.

.

.

Fonte: G1 com Redação TVCO