Os bombeiros do estado de Mato Grosso tentam, desde a última sexta-feira (04.08), controlar um incêndio de grandes proporções que acontece no Parque Estadual Serra Ricardo Franco. Como o fogo é rasteiro, na manhã deste domingo, por volta das 6h30, o helicóptero Águia decolou para apoiar o combate.

De acordo com informações passadas pelo tenente coronel do BM Paulo André Barroso, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, na manhã de sábado (05) um bombeiro foi para o local para repassar as informações sobre o incêndio. “No total serão envolvidos doze bombeiros, um policial militar e um civil”, afirmou o tenente.

Barroso afirma que o incêndio está em um platô da serra, queimando desde sexta-feira (5). “Vários focos de calor foram detectados pelo satélite. O Posto de Comando será numa fazenda próxima ao incêndio. Possui pista asfaltada e ponte de captação de água para operações aéreas”, explica. Segundo o tenente, as proporções do incêndio só são dimensionadas depois que o fogo é controlado, por meio das ‘cicatriz do fogo’.

Na página ‘SOS Parque Ricardo Franco’, no entanto, há a informação de que até sábado 2,5 mil hectares do parque haviam sido consumidos pelo fogo.

O Parque Serra Ricardo Franco possui 158.620 hectares localizados na Região Oeste Mato Grosso, fronteira com a Bolívia, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. Apesar de ter sido criado há 20 anos, parte dele continuou sendo ocupada por fazendeiros e entre os proprietários de terras na área está o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB). Em 2016, o Parque também passou por um incêndio que atingiu 8km.

.

.

Fonte: Olhar Direto