A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de Onda de Calor, na manhã desta terça-feira (10/09). Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura deve ficar 5 graus acima da média prevista, tendo início nesta terça-feira se estendendo até quarta-feira (11/09), em diversas cidades de Mato Grosso. O grau do alerta foi classificado como de severidade, apresentando risco de morte por hipertermia.

Devido à Onda de Calor, Cuiabá deve registrar a temperatura mais alta do ano, 46 graus. A previsão de hoje é mínima de 26 graus e máxima de 40, com 10% de umidade do ar, o que aumenta a sensação de calor.

Já na terça-feira (11/09), era esperado que os termômetros registrem mínima de 27 graus e máxima de 41 graus, no entanto, alerta aponta 45 graus. Na quarta será de 46 graus.

Em Pontes e Lacerda as previsões para esta quarta-feira é de miníma de 24° e máxima de 41°. A umidade do ar está em 13%.

Para piorar, não há previsão de chuva nesta semana, em Cuiabá. O Estado enfrenta um período de seca e de grande volume de incêndios florestais e queimadas. A umidade do ar é baixa e o clima se assemelha ao deserto.

Especialistas orientam que nesse período é necessário cuidados, como usar roupas mais leves, não realizar atividades físicas em horários mais quentes, fazer o uso do umidificador de ar ou de baldes de água no quarto durante a noite, e evitar as queimadas.

Por Repórter MT