As comemorações da Independência do Brasil não foram de todo ofuscadas pela Prefeitura de Pontes e Lacerda neste 7 de Setembro. Algumas escolas estaduais, municipais da zona rural e também a igreja Adventista do Sétimo Dia, realizaram desfile próprio.

O dia começou com uma alvorada na Escola Vale do Guaporé, que contou com a participação de uma fanfarra.

Também o Clube dos Desbravadores Portal da Amazônia, da Igreja Adventista, aproveitou a data e comemorou aniversário com um pequeno desfile nas ruas próximas à Prefeitura e entregaram cartilhas confeccionadas pela própria Igreja. Eles receberam a visita do Clube Marechal Rondon, de Cuiabá.

Já na Zona Rural, a Escola Municipal Constâncio Leite também realizou um ato cívico. De acordo com informações, este seria o primeiro ano que os alunos participariam do desfile de 7 de setembro. Eles ensaiaram exaustivamente  e chegaram a organizaram uma fanfarra. Pra não passar a data em branco, fizeram o desfile nos arredores da Vila Matão, em estradas de chão.

Várias pessoas comentaram a suspensão do desfile no município. Segundo um dos participantes do desfile, o “prefeito Alcino passará para a história como o prefeito que mais cancelou eventos na história de Pontes e Lacerda”.