A Mineração Apoena emitiu Nota Oficial sobre a matéria veiculada na imprensa sobre cessão de direito de exploração em área da fronteira para cooperativas de garimpeiros de Pontes e Lacerda. Eis o teor da Nota:

O Diário Oficial de 29 de maio de 2018 consta a averbação da cessão de direitos firmada entre a Mineração Apoena e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Pontes e Lacerda (Compel). Este fato é consequência da doação de áreas que a Mineração Apoena fez às cooperativas em 12 de setembro de 2017. A partir de agora, a Compel tem autorização para pesquisar minério de ouro na áreadoada pela empresa. Os processos referentes às áreas doadas para a Cooperpontes e a Coopropol ainda estão tramitando no órgão competente.

O projeto Rio Alegre da Mineração Apoena, localizado em Pontes e Lacerda, não faz parte da área concedida em 12 de setembro de 2017 e, obviamente, não consta nada no referido Diário Oficial a este respeito. Reiteramos que não são verdadeiras as notícias veiculadas a respeito da cessão desta área.

A empresa seguirá com a pesquisa mineral na área e enfatiza a importância deste projeto para a estratégia de prolongar a sua permanência na região e de crescer com o Mato Grosso, por meio da geração de emprego e renda e de seus programas com impacto socioeconômico.