logo

Notas falsas voltam a circular no comércio de Pontes e Lacerda


Notas falsas voltam a circular no comércio de Pontes e Lacerda

Notas falsas de R$ 100 estão circulando no comércio de Pontes e Lacerda. A denúncia chegou até a Polícia Militar na tarde desta sexta-feira (22). O suspeita é que o indivíduo esteja com mais de 40 notas em mãos para distribuição.

Segundo a Polícia, um proprietário de um bar no bairro Altos da Glória recebeu a nota falsa e deu o troco ao suspeito. Ao perceber que a nota era falsa ele fez a denúncia.

O individuou ainda não foi identificado e o caso segue para a Delegacia da Polícia Judiciária Civil.

Como agir em caso de cédula suspeita

Quando você receber uma cédula veja sempre os principais elementos de segurança:

– Nas cédulas da segunda família do real, verifique a Marca-d’Água, o Número Escondido, a Faixa Holográfica (nas notas de 50 e 100 reais) e o Número que Muda de Cor (nas notas de 10 e 20 reais). Sinta também o Alto-Relevo.

– Nas notas da primeira família verifique a Marca-d’Água, a Imagem Latente e o Registro Coincidente. Verifique também o Relevo..

Crime

A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

Como proceder no caso de receber uma cédula suspeita:

a) de um terminal de auto-atendimento ou caixa eletrônico:

Dentro de uma agência bancária e durante o expediente- encaminhar-se ao gerente da agência para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.

Fora de uma agência ou do horário do expediente bancário- na primeira oportunidade, dirigir-se ao gerente de sua agência bancária para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.

b) numa transação do dia a dia:

Se você desconfiar da autenticidade de uma nota após observar os elementos de segurança ou comparar com outra cédula legítima, você pode recusá-la. É importante sempre recomendar ao dono do exemplar suspeito que procure uma agência bancária para encaminhamento da nota para ser analisada pelo Banco Central.