Wednesday, May. 22, 2019

Carregando ...

Polícia Civil realiza evento em comemoração ao aniversário de 177 anos da instituição em MT

Escrito por:

|

22 de abril de 2019 às

12:05

|

Postado em:

Polícia Civil realiza evento em comemoração ao aniversário de 177 anos da instituição em MT

No aniversário de 177 anos da Polícia Judiciária Civil no Estado de Mato Grosso, um ciclo de palestras, no formato de roda de conversa, será realizado para policiais civis e outros convidados  para celebrar, relembrar fatos históricos, avanços e conquistas da Polícia Civil ao longo desses anos.

Com o tema: Descortinando a valorosa história da Polícia Judiciária Civil em Mato Grosso, o evento é organizado pela Academia da Polícia Civil no auditório da Diretoria Geral, durante a manhã de segunda-feira (22.04), iniciando às 08 horas. Uma amostra de fotos, armas e viatura antiga também será exposta no saguão da entrada do prédio.

O delegado Bruno Lima Barcellos, idealizador do evento, disse que o formato foi pensado para ser algo interativo e, por isso, o evento terá como convidado um delegado, um escrivão e um investigador de polícia, todos servidores antigos da Polícia Civil com 25 ou mais anos de trabalho dedicados ao Estado de Mato Grosso.

O evento contará com a presença também do historiador Vinícius de Carvalho, do delegado Adalberto de Oliveira, do escrivão Bento Roseno da Silva, e um investigador com vários anos de profissão. Cada um contará um pouco de sua trajetória policial.

Logo após, iniciará uma roda de conversas intermediada pelo historiador Vinicius de Carvalho. O delegado aposentado João Evaristo Capetinga, que foi diretor geral nos anos de 1985 a 1988, contará algumas passagens da polícia nessa época e sua visão da instituição na atualidade no bate papo junto ao delegado geral, Mário de Resende, o delegado e também vereador por Cuiabá, Marcos Veloso, e o diretor metropolitano, Douglas Turíbio

Aniversário

A Polícia Judiciária Civil comemora aniversário no mês de abril, conforme o Artigo 6º da Lei Complementar 407, que institui o dia 21 de abril como data comemorativa, exaltando o vulto de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono da Polícia.

Criação

A Polícia Civil foi um dos órgãos instituídos em 1808 por D. João VI. No estado de Mato Grosso, a PJC foi criada em 24 de maio de 1842, por portaria do Presidente da Província, sendo escolhido, politicamente, seu chefe de polícia, dentre os desembargadores, juízes de direito, subdelegados e cidadãos, uma vez que era obrigatória sua aceitação.

O primeiro diretor geral do Departamento Geral de Polícia foi o bacharel Sérgio Adib Hage, nomeado em 07 de junho de 1972. A primeira viatura da Polícia Civil foi um veículo modelo fusca, para a cidade de Cuiabá. O primeiro concurso público para provimentos de cargos foi realizado em 1985.

Fonte: Assessoria| PJC-MT

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Polícia civil de Itaquirai prende casal de estelionatários que aplicava golpes em aposentados e pensionistas do INSS em Pontes e Lacerda
Primeira identidade no modelo cartão do país é entregue em Mato Grosso
Polícia Civil prende 5 e fecha casa de distribuição para traficantes do interior do Estado

Deixe um comentário sobre isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*