Sinop pode receber uma usina de produção de etanol de milho, similar a inaugurada na última sexta-feira (11.08), em Lucas do Rio Verde, com a participação do presidente da República, Michel Temer (PMDB).

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), já visitou a planta da FS Bioenergia e participou de reunião com diretores para explanar sobre as potencialidades do município. Durante a inauguração, reforçou o objetivo de também ter a usina na cidade.

De acordo com a prefeita, o evento foi uma oportunidade de reiterar aos empresários diretores da usina, que instalem uma unidade em Sinop. Ela disse que já esteve em Lucas do Rio Verde, entregou materiais de Sinop, visitou a planta da usina, juntamente com a diretoria, e reforçou o objetivo, buscando esse grande empreendimento para a cidade. Disse ainda que vai trabalhar muito para que isso aconteça, pois Sinop tem capacidade de produção e viabilidade.

A previsão em Lucas do Rio Verde é que a FS Bionergia produza 240 milhões de litros de etanol, além de 180 mil toneladas de farelo, 6 mil toneladas de óleo de milho e energia (gerada a partir da queima do eucalipto) por ano. Para a construção da usina, com recursos do Brasil e do exterior, foram aportados na ordem de R$ 450 milhões.

Durante a inauguração, o presidente Michel Temer afirmou que deixa a cidade muito animado, pois é a demonstração de que o Brasil tem jeito. “Saio daqui com a alma incendiada, sai da minha sala e vim conhecer o Brasil real, verdadeiro, o Brasil que desenvolve, a pujância do campo em Mato Grosso”.

Além de entregar pela manhã, em Sinop, ao presidente Temer, documento pedindo celeridade na conclusão da BR-163, a prefeita Rosana Martinelli também reforçou durante o encontro em Lucas do Rio Verde, junto ao ministro Blairo Maggi, a importância da Ferrogrão, para melhorar a logística do Estado.

A gestora de Sinop também conseguiu a confirmação por telefone, por meio do senador Wellington Fagundes (PR), a presença do ministro dos Transportes, Maurício Quintella, em Sinop, no mês setembro, para discutir a logística do Estado, durante as comemorações do aniversário da cidade.

Ela disse também que Sinop está em uma região extremamente produtora e, se for viabilizada a questão logística, vai conseguir melhorar a economia do município, atraindo empresas e exportando muito mais. Esse foi o pedido da prefeita ao presidente Michel Temer e ao ministro Blairo Maggi.

E durante o aniversário de Sinop no mês de setembro, a prefeita vai  promover uma reunião junto a classe política e empresarial, em um encontro regional, para discutir a BR 163, ferrogrão, a travessia da cidade na rodovia federal e vai entregar um estudo técnico de viabilidade para a ANTT que também foi convidada para participar.

 

Aniversário de SINOP

A Prefeitura de Sinop já entrou em contagem regressiva para as festividades em comemoração ao aniversário do município. O Celebra Sinop será realizado entre os dias 9 e 14 de setembro, para comemorar os 43 anos de fundação e 38 anos de emancipação política.

Na extensa programação do Celebra Sinop estão as inaugurações de algumas obras durante o dia, bem como 26ª edição dos Jogos Olímpicos, e no período da noite, apresentações culturais, shows, Miss Sinop e Miss Comércio, desfile cívico e a Festa das Nações, com espaço gastronômico, e a Marcha para Jesus, com show da cantora Nívea Soares.

Segundo o diretor de Cultura, Daniel Coutinho, a Prefeitura por meio de diversas parcerias com o Governo do Estado, entidades, Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) e empresas do município, tem preparado toda uma estrutura para garantir a segurança e sucesso do evento.

.

.

Fonte: Só Notícias
Foto: G1 MT