O Corpo de Bombeiros de Pontes e Lacerda está desenvolvendo, ao longo dos últimos anos, vários projetos sociais em parceria com a prefeitura. Este ano eles ainda não foram iniciados.

Os principais projetos são o “Bombeiro do Futuro’ e o “Bombeiro nas escolas’. Ambos atendem crianças que estudam no município e que estão em área de conflito social.

O “Bombeiro do futuro” é destinado à crianças de 8 a 12 anos e tem como objetivo ensinar deveres éticos, morais e disciplinas de atuação bombeiro militar. O projeto institucional visa à formação do cidadão de amanhã.  São disciplinas: Primeiros socorros, combate a incêndios, boas maneiras, educação para o trânsito, prevenção contra o uso de drogas dentre outras.

Já o projeto “Bombeiro nas escolas” visa ensinar práticas de cidadania, como agir em situação de pânico e primeiros socorros à crianças diretamente nas unidades escolares. Os militares vão até as escolas e podem conversar com dezenas de estudantes. Em 2016, uma das escolas atendidas com o projeto foi a Escola Municipal Alcides Franco da Rocha.

Em Pontes e Lacerda, os projetos são desenvolvidos com o apoio da Prefeitura mas, este ano, ainda foi decidido se haverá a disponibilização de servidores para que as atividades sejam inciadas, já que é necessário profissionais da educação, saúde e assistência social.

A representante da Secretaria de Assistência Social, Sônia Santana, informou que ainda não houve nenhum pedido de apoio aos projetos por parte do Corpo de Bombeiros. Já a corporação garante que fez os pedidos protocolando a documentação no gabinete do Prefeito Alcino Barcelos.

Em Nova Lacerda as aulas dos projetos devem ser iniciadas em breve.