Com o objetivo de transformar a educação por meio de ações e investimentos voltados às áreas de Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer, o Pró-Escolas já foi apresentado à população de oito polos de Mato Grosso nas últimas semanas. As visitas fazem parte do projeto Seduc Interativa.

A equipe da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) já esteve em Juara, Juína, Tangará da Serra, Jaciara, São Félix do Araguaia, Confresa, Barra do Garças e Primavera do Leste e conversou com cerca de duas mil pessoas sobre o programa, que será lançado em março, em Cuiabá.

Diversas apresentações, reuniões e visitas às escolas estaduais foram realizadas pelo titular da pasta, Marco Marrafon, e pelos secretários-adjuntos de Política Educacional, Edinaldo Gomes de Sousa, e de Gestão Escolar e Inovação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, durante a passagem pelos municípios. O intuito foi conhecer a realidade local, além de dialogar com a comunidade escolar sobre os vários pontos abordados pelo Pró-Escolas.

Marrafon avalia a participação da população como extremamente valiosa e indispensável para a construção conjunta do programa. “Posso afirmar que foi tudo fantástico, a receptividade foi muito positiva e os profissionais da educação estão entendendo o espírito desse projeto tão bonito que estamos construindo”, afirmou.

Para ele, o mais importante é a mobilização da sociedade no sentido de se abrir ao diálogo. “Isso é o que vai fazer a diferença, essa união de forças nos levará a vencer os desafios e melhorar a qualidade do ensino público no estado e avançar”, completou.

O secretário também lembra que quando assumiu a gestão da Seduc, em maio do ano passado, o compromisso firmado pelo governador Pedro Taques de que nenhum mato-grossense poderia ficar para trás, deveria ser o principal objetivo da Secretaria. Por isso, segundo Marrafon, a Seduc descentralizou as ações e se fez presente nas regiões mais distantes de Mato Grosso para ouvir todos que fazem parte da rede escolar e discutir o planejamento estratégico elaborado para os próximos dois anos.

“A ideia é que possamos apresentar um programa abrangente de fortalecimento da qualidade do ensino público, valorização e reconhecimento dos profissionais da educação, com foco na aprendizagem. A ida aos polos também é uma oportunidade para visitar as escolas e conhecer as demandas de cada uma, para que a gente possa anunciar um programa bastante forte de reforma e reconstrução”, reforçou.

Programa

O Programa Pró-Escolas tem a finalidade de promover ações e investimentos para melhorar a estrutura das escolas estaduais e a qualidade da educação pública. Um dos principais intuitos é combater a evasão escolar em Mato Grosso. O programa só será lançado após ser apresentado e discutido com toda a população.

Interação

As apresentações do Pró-Escolas na terceira etapa do Seduc Interativa serão realizadas em Sinop (09.02), Pontes e Lacerda (13.02 e 14.02), Cáceres (14.02 e 15.02), Diamantino (17.02), Alta Floresta (20.02) e Matupá (21.02). As reuniões ocorrem nos Centros de Formação e Atualização Profissional dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) e nas Câmaras Municipais de cada cidade, sempre às 14h e às 19h, respectivamente, de acordo com a programação de cada município.

Fonte: GCom MT