Produtores assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial do SENAR-MT aumentam em 34% a produção de leite

TVCO

17 de janeiro de 2017

Produtores assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial do SENAR-MT aumentam em 34% a produção de leite
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anúncio NOTICIAS

Com cerca de um ano e meio de trabalho, o projeto de Assistência Técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), o SENAR Tec Leite, já apresenta resultados positivos, como avanço médio de 34% na quantidade de leite produzida nas propriedades assistidas.
 
São 120 propriedades rurais assistidas na região de Pontes e Lacerda, que é uma das bacias leiteiras mais expressivas do Estado, respondendo por 43% da produção de leite de Mato Grosso. O trabalho terá duração total de dois anos e funciona com a ação do supervisor e outros quatro técnicos de campo. Cada um deles atende 10 propriedades, por semana, com uma visita de quatro horas, em que passam orientações aos produtores e montam juntos os quadros de informações e o planejamento.
 
O gerente de Educação Formal e Assistência Técnica do SENAR-MT, Armando Urenha, destaca que houve um grande avanço comportamental. “Os produtores estão entendendo mais a parte da gestão da propriedade, se atentando mais aos números, qualidade do leite e trabalho em grupo. O produtor está se unindo e buscando se qualificar e o SENAR vem ao encontro disso por meio da assistência técnica”.
 
Ainda conforme Urenha, o avanço médio foi de 34% na quantidade de leite produzido, com alguns casos que já ultrapassaram esta média. “O foco do SENAR Tec Leite é gerencial, sendo assim, auxiliamos o produtor a colocar no papel os custos, a renda, os investimentos. A partir do momento que o produtor entende e gerencia sua produção, além de aumentar a quantidade, melhora também a qualidade ele consegue ser melhor remunerado. Temos casos de produtores que não tinham noção dos seus custos ou que estavam tendo prejuízo há anos e hoje já estão caminhando para aumentar seu rendimento”.
 
O superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio, destaca que a bovinocultura de corte de leite é a primeira cadeia produtiva a ter assistência técnica da instituição. O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade e a produção de leite. “A falta de assistência técnica é um dos principais problemas enfrentados pelos produtores de leite. Essa demanda é grande e antiga, e quem sofre com a falta de assistência técnica são os pequenos e médios produtores”, enfatiza Celidonio.
 
Casos – O produtor rural Ozenildo de Oliveira Braz, do Sítio Oliveira conta que com a assistência técnica do SENAR-MT passou a produzir a ração na propriedade, conseguindo com isso uma redução de 30% nos custos de produção. Além disso, aumentou a capacidade de suporte das pastagens, passando de três para 12 piquetes.
 
Outro case de sucesso é do produtor Robson Jacinto Tavares, do Sítio Santa Rita. Orientado pelo SENAR-MT, ele conseguiu melhorar o manejo do rebanho, aumentando em 25% a recria das fêmeas. “Hoje me sinto mais preparado e capacitado para conduzir minha propriedade de forma gerencial”.
 
Já o produtor Sebastião Borges, deu um salto na produção. Passou de 140 litros ao dia para 290 litros/dia. “Pretendia chegar aos 200 litros/dia e foi muito melhor que o esperado. Tudo isso trabalhando com os índices, com o que estou aprendendo com os técnicos. Hoje entendo que muitas vezes a gente desperdiça recursos em alguns pontos da produção que podem ser melhor utilizados em outros”.   
 
O SENAR Tec Leite é um programa realizado pelo SENAR-MT em parceria com diversas entidades, como o Sindicato Rural, a Embrapa, a prefeitura de Pontes e Lacerda, a Aproleite, a Universidade Estadual de Mato Grosso, entre outros.

.

Veja as condições de uso: http://www.tvcentrooeste.com/quem-somos/
Fonte: Senar MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Este site é mantido e atualizado pela empresa Sistema Lacerda de Comunicação Ltda, vinculada à Rede Centro Oeste de Comunicação. Estamos sempre em constante evolução para entregar o melhor aos nossos anunciantes e telespectadores.

Contatos

  • Rua Rio Grande do Sul, 332
    Centro, Pontes e Lacerda - MT

  • (65) 3266-2859

  • contato@tvcentrooeste.com.br

  • Área Restrita

TV Centro Oeste © 2020. Todos os direitos reservados