Wednesday, May. 22, 2019

Carregando ...

Programa Educação Empreendedora da Apoena beneficia alunos do ensino médio [COM VÍDEO]

Escrito por:

|

17 de abril de 2019 às

17:55

|

Postado em:

Programa Educação Empreendedora da  Apoena beneficia alunos do ensino médio [COM VÍDEO]

Em seu segundo ano de realização, o programa Educação Empreendedora da Apoena tem como público-alvo 2,3 mil alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais 14 de Fevereiro e 6 de Agosto, em Pontes e Lacerda, e 13 de Maio, em Porto Esperidião.  Em parceria com o Sebrae, os professores das três instituições foram capacitados em janeiro e fevereiro referente às metodologias do Despertar e do Crescendo e Empreendendo.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado e alcance do programa Educação Empreendedora em 2018, o qual beneficiou crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental de escolas municipais de Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade. Em função disso, decidimos ampliar, incluindo o ensino médio, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as escolas estaduais. Esta iniciativa resultará nos empreendedores que irão gerar negócios, emprego e renda na região. Eles são o futuro”, ressaltou Jorge Camargo, Gerente-Geral da Apoena.

O apoio da mineradora consiste no fornecimento nos materiais e equipamentos necessários para a ministra

ção das aulas. “Representantes da Apoena e Sebrae estiveram conosco em dezembro para propor os programas. Aceitamos sem hesitar, afinal, todo conhecimento e experiência diferenciada que pude

rmos oferecer a esses jovens serão bem-vindos. Assim como os nossos

parceiros, acreditamos que eles são o futuro e o

empreendedorismo é uma alternativa diante de um mercado de trabalho

que não consegue absorver toda a mão de obra disponível”, afirmou Marta Leonora Mazeto Bernardelli, Diretora da Escola Estadual 14 de Fevereiro.

Despertar

O Despertar tem como objetivo estimular o empreendedorismo entre jovens do ensino médio, transmitindo-lhes uma visão de mundo abrangente, para que possam identificar suas potencialidades e descobrir novas oportunidades.

“A metodologia proporciona que os estudantes sejam estimulados a despertar para uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética. Ao final, espera-se que eles estejam mais proativos e comprometidos com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional”, explica Helber Figueiredo Serrou Barbosa, gerente da Agência Sebrae de Cáceres.

São 22 encontros presenciais em sala de aula (44 horas), atividades de campo (16 horas) e a realização da Feira do Empreendedor (10 horas).

Crescendo e Empreendendo

O objetivo é provocar uma discussão com os jovens sobre trabalho, negócio e empreendedorismo. Pretende-se que eles conheçam esse universo e se predisponham a identificar oportunidades por meio da adoção de atitudes empreendedoras.

No formato de oficinas, pode ser aplicado especialmente em projetos sociais com ações educacionais e em propostas pedagógicas de curta duração.

As 12 horas do Crescendo e Empreendendo estão divididas em três encontros:

  • Encontro 1 – Descobrindo atitudes empreendedoras;
  • Encontro 2 – Empreendedorismo na Vida, no Mundo do Trabalho e dos Negócios;
  • Encontro 3 – Pensando no Futuro.

Alcance

Escola Estadual Programa Quantidade de alunos
14 de Fevereiro Despertar + Crescendo e Empreendendo 1.191
6 de Agosto Crescendo e Empreendendo 700
13 de Maio Despertar 429
Total 2.320

Fonte: Assessoria da APOENA

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Polícia civil de Itaquirai prende casal de estelionatários que aplicava golpes em aposentados e pensionistas do INSS em Pontes e Lacerda
Primeira identidade no modelo cartão do país é entregue em Mato Grosso
Polícia Civil prende 5 e fecha casa de distribuição para traficantes do interior do Estado

Deixe um comentário sobre isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*