No último domingo (28-05) aconteceu a cavalgada que dá o início ao rodeio da cidade de Nova Lacerda, cerca de 580 km da capital Cuiabá, MT. A mais de cinco anos não acontecia o evento no município, devido a exigência do Indea, onde os animais deveriam estar vacinados contra o vírus do Mormo ou lamparão, que é uma doença infecto-contagiosa dos equídeos, causada pelo Burkholderia mallei, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais.

A largada aconteceu cerca de 8 km da cidade em um sitio que dá acesso a estrada que liga a cascata Uirapuru, várias comitivas se reuniram para prestigiar o evento, que serve para motivar os munícipes a valorizar ainda mais o a festa e participar ativamente do calendário cultural da cidade.

Estima-se que mais de 400 pessoas participaram da cavalgada, além dos cavalos formou um fila de carros percorrendo todo o percurso, ao chegarem na cidade eles passaram por várias ruas e avenidas para mostrar a todos que a cavalgada voltou e com a participação da comunidade.

Depois de quase duas horas os participantes chegaram ao seu destino, uma grande área aberta próximo ao parque de exposições onde os cavalos puderam descansar e se nutri com água, mostrando a preocupação da comissão organizadora, e todos foram recebidos com festa e churrasco.   

Claudiney Silva está à frente da comissão organizadora a 9 anos, e graças a determinação de todos, o evento mostra a força cultural do município, “Agradecemos todos que prestigiaram a grandiosa Cavalgada. Reuniram-se uma quantidade expressiva de participantes, definitivamente esse é um dos eventos mais bonitos que temos no município. Também gostaria de agradecer os que trabalharam e organizaram para a cavalgada ser esse sucesso”, Agradeceu o presidente da comissão organizadora.

O prefeito Uilson Jose participou ativamente da cavalgada puxando a fila com sua comitiva, para ele foi um trabalho de equipe para conseguir organizar o evento, “Nós lutamos para conseguir legalizar todos os animais para participarem do evento, e o resultado foi satisfatório, durante o percurso não teve nenhuma eventualidade, contamos com o apoio da Policia Militar e a PRF, além de uma ótima parceria com o Indea que enviou um veterinário para vacinar os animais. Obrigado Nova Lacerda pela confiança depositada na comissão organizadora e convido todos para a abertura oficial na próxima quinta-feira(01-06) com o show de João Neto e Frederico,” Destacou o prefeito.

Além de empresário empreendedor e ex- prefeito Walmir Moretto é um amante de eventos que valorizam a cultura local, “É motivo de orgulho poder participar desse evento que realizei inúmeras vezes na minha gestão, hoje o prefeito linguiça retomou as rédeas e mostrou o quanto o povo gosta da cavalgada, agora é só fortalecer para ganhar mais participantes nas outras edições e torna um evento cultural da cidade,” Ressaltou Walmir.

A abertura oficial do rodeio Nova Lacerda acontece na próxima quinta-feira dia (01-06) com o show de João Neto e Frederico, na sexta-feira Breno Reis e Marco Viola no e sábado o show do Guilherme e Santiago, e no domingo acontece a final do rodeio profissional, esse ano a locução fica por conta do Adriano Duarte e Rodrigo Mota.