Na manhã desta segunda-feira (03-09), o secretário de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, Dr. Gustavo Garcia, com representantes da segurança Pública esteve em Pontes e Lacerda, para visitar a obra do Canil e entregar equipamentos para a Polícia Militar e Delegacia de Polícia Judiciária Civil.

A reunião aconteceu na sede do 18 batalhão de Policia Militar e contou com a presença de autoridades políticas e membros do conselho de Segurança Pública- CONSEG, além da participação da classe social, estiveram presentes o promotor Público Frederico Ribeiro, Delegado Rafael Scatolon, O comandante do Gefron Jose Nildo da Silva, Além dos Tenentes coronéis Jabes e Chaves de Pontes e Lacerda.

Em sua passagem pelo município, o Secretário ouviu diversas reivindicações e cobranças em relação à Segurança Pública.” Muito importante a integração dos órgãos se segurança, destacando que a união combate com mais força a criminalidade nessa região de fronteira. Temos um Conseg atuante, e que serve como modelo no estado. A construção desse Canil vai ajudar na fiscalização de entorpecente e captura e pessoas em região de mata”, ressaltou o secretário de Segurança Pública Dr Gustavo Garcia.

Na oportunidade foram entregues quatro fuzis para a Policia Militar e Policia Judiciária Civil, fortalecendo ainda mais o arsenal dos órgãos nesta região de Fronteira seca, “Além de Pontes e Lacerda as cidades de Sapezal e Cáceres vão receber equipamentos, ao todo serão 15 fuzis, que serviram para combater a criminalidade principalmente em operações de invasões e roubo a bancos”, Afirmou o secretário de Segurança Pública Dr Gustavo Garcia.

 O Canil Integrado denominado Ações Táticas com Cães ( ATAC) , Visa reforçar o combate ao tráfico internacional de entorpecentes através da utilização do cão como instrumento de detecção e ostensividade, apoiando a Policia Militar, Policia Judiciária Civil, Policia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros.

O Promotor Público Dr. Frederico Ribeiro já aproveitou a oportunidade para continuar cobrando o secretário de segurança pública para enviar mais contingente para nossa região, “Precisamos de um delegado para a PJC, um oficial para os Bombeiros, além de uma viatura para a Força Tática, sabemos o quanto a nossa cidade precisa de mais reforço, por ser o corredor do narcotráfico, e hoje entregar esse canil que é modelo no estado de Mato Grosso nos deixa orgulho, esse projeto já tem resultado positivo, onde na semana passada um dos cães encontrou em um ônibus mais de 130 quilos de drogas”, Ressaltou o promotor.

O tenente Coronel Chaves do 12º comandante Regional de Policia Militar de Pontes e Lacerda ressaltou que a visita do secretário foi importante, ainda mais para conhecer o canil que passa a ser modelo no estado, “O canil vem integrar o combate ao tráfico de drogas, nossa região é o corredor do narcotráfico, e com esse canil vamos fechar o cerco. Na semana passada um cão treinado no nosso canil encontrou mais de 100 quilos de droga em um ônibus, e se não fosse esse tipo de ação o entorpecente não seria encontrado. Recebemos também dois fuzis para reforçar o nosso acervo de armamento, são investimentos importantes para reforçar a nossa Segurança Pública”, Afirmou o Tenente Coronel Chaves.

O conselho comunitário de Segurança Pública- CONSEG ficou à frente da obra do Canil e prestou conta do que foi investido, “Todo o recurso destinado por parte do Ministério Público, foi aplicado de forma clara, prestei conta de tudo, e a obra ficou um modelo para o estado de Mato Grosso. Hoje podemos afirmar que nossa cidade tem um Canil, que conta com três cães, e estão sendo treinados para participarem de operações auxiliando o trabalho dos órgãos de Segurança Pública. Quando se trabalha com responsabilidade e compromisso com dinheiro público podemos investir. Além do canil, realizamos obras na Politec, PJC, PM, Corpo de Bombeiros, e Ciretran”, Ressaltou o Presidente do Conseg de Pontes e Lacerda.