“Um em cada quatro brasileiros já foi vítima de golpes online”, saiba como proceder

Michelle Garcia

21 de janeiro de 2020

“Um em cada quatro brasileiros já foi vítima de golpes online”, saiba como proceder
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anúncio NOTICIAS

Com o advento da internet, facilidades para realizar compras e vender qualquer tipo de produto, foram criadas. Entretanto, existem pessoas que usam o meio para agirem de má fé e aplicarem golpes, gerando transtorno e prejuízos financeiros ao consumidor.

De acordo com informações do Serasa Consumidor, “As principais fraudes estão relacionadas a compras de eletrônicos, passagens aéreas, transações bancárias e serviços. Um em cada quatro brasileiros já foi vítima deste tipo de ação, mas é possível evitar essa dor de cabeça com o Serasa Antifraude, um serviço que possibilita monitorar o seu CPF e evitar golpes”.

A especialista em direitos do consumidor, advogada Marcela, orienta a verificar a procedência do site e o feedback dos consumidores. Caso você caia no golpe, deverá registrar um boletim de ocorrência imediatamente, em algumas situações, o dinheiro depositado poderá ser estornado.

Outra modalidade que está sendo utilizada, é a clonagem de um aplicativo de comunicação, o WhatsApp. De acordo com o Delegado Maurício Maciel, o fator principal para não ter o aplicativo clonado é não enviar o código de ativação que é gerado para ninguém. Fora isso, recomenda-se sempre manter a segurança da conta do aplicativo em duas etapas, código de ativação + senha.

Desconfie se algum amigo ou familiar lhe pedir dinheiro pelo app. Para tirar a dúvida, faça uma ligação convencional para a pessoa e confirme com quem está falando.

E se alguém cair no golpe, o que fazer?

Compareça a uma Delegacia de Polícia assim que possível e registre o ocorrido, passando todas as informações para que a polícia possa agir. Notifique os bancos e o próprio Whatsapp, buscando a responsabilização dos golpistas e visando evitar novas vítimas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Este site é mantido e atualizado pela empresa Sistema Lacerda de Comunicação Ltda, vinculada à Rede Centro Oeste de Comunicação. Estamos sempre em constante evolução para entregar o melhor aos nossos anunciantes e telespectadores.

Contatos

  • Rua Rio Grande do Sul, 332
    Centro, Pontes e Lacerda - MT

  • (65) 3266-2859

  • contato@tvcentrooeste.com.br

  • Área Restrita

TV Centro Oeste © 2020. Todos os direitos reservados