Alunos da Unemat liderados pelo doutor em Estatística, professor Osvaldo Martins, começam neste final de semana a primeira etapa da pesquisa de opinião pública para revelar quem serão os homenageados no Prêmio Destaque Empresarial 2019 promovido pela Associação Comercial de Pontes e Lacerda. Neste ano serão pesquisados 108 segmentos empresariais do comércio local.

Como parte da grade curricular dos alunos de Zootecnia, a pesquisa de opinião pública está inserida na disciplina de Estatística. Por essa razão é que a Unemat firmou convênio com a Acepl possibilitando realizar um trabalho dentro dos critério mais rígidos e científicos, tendo como resultado uma pesquisa com índices de confiabilidade de mais de 95% e baixa margem de erro.

Os pesquisadores estarão fazendo entrevistas com o público consumidor – região central e bairros – neste sábado e domingo, após o fechamento do comércio local. Esse critério permite que somente os consumidores sejam entrevistados mantendo a lisura do resultado final.  É importante ressaltar, de acordo com a diretoria da Associação, que os critérios técnicos e estatísticos serão cumpridos com todo o rigor.

Após a realização das entrevistas será realizada a consolidação dos dados coletados e entregue o resultado final à Associação Comercial que, por fim, notificará a todos os primeiros colocados por segmento.

A pesquisa realizada pela Unemat, pelo terceiro ano consecutivo, é a única feita em Pontes e Lacerda obedecendo os critérios técnicos exigidos e feitos por profissionais da área de estatística.