Vacina contra o Covid-19 deve chegar a MT no dia 20; Municípios têm que seguir plano nacional

Mônica Martins

13 de janeiro de 2021

Vacina contra o Covid-19 deve chegar a MT no dia 20; Municípios têm que seguir plano nacional

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, comentou que há possibilidade de que os primeiros lotes das vacinas contra o novo coronavírus comecem a chegar a Mato Grosso a partir do próximo dia 20. Isso vai depender da aprovação dos imunizantes pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Participei de uma reunião com o secretário nacional de Vigilância do Ministério da Saúde [Arnaldo Medeiros] e a perspectiva é que os lotes de vacina já produzidos pelo Butantan e mais 2 milhões adquiridos da AstraZeneca sejam disponibilizados a partir do dia 20, quando se espera que a Anvisa dê o resultado final sobre a aprovação ou não dessas vacinas para serem utilizadas no Brasil”, disse o secretário, em conversa com a imprensa nesta terça-feira (12).

O secretário explica que o Ministério da Saúde distribuirá proporcionalmente as vacinas para os estados, que vão repartir as doses entre os municípios. Estes deverão seguir as diretrizes estabelecidas no plano de vacinação do governo federal.

Figueiredo comentou que está sendo agendada uma reunião com todos os secretários municipais de Saúde para discutir a operacionalização da vacina ao grupo prioritário.

“Existe um plano nacional de imunização, então os municípios, que são os operadores da vacinação, têm, obrigatoriamente, que seguir. É uma determinação do Ministério da Saúde, salvo se alguém tiver vacinas não disponibilizadas diretamente pelo Ministério”, comentou.

O secretário disse que o Estado já tem três milhões de seringas em estoque para vacinação contra covid, com possibilidade de aquisição de mais três milhões. “Seringas e agulhas não serão problemas para Mato Grosso”.

 

Fonte: O Estadão

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Este site é mantido e atualizado pela empresa Sistema Lacerda de Comunicação Ltda, vinculada à Rede Centro Oeste de Comunicação. Estamos sempre em constante evolução para entregar o melhor aos nossos anunciantes e telespectadores.

Contatos

  • Rua Rio Grande do Sul, 332
    Centro, Pontes e Lacerda - MT

  • (65) 3266-2859

  • contato@tvcentrooeste.com.br

  • Área Restrita

TV Centro Oeste © 2021. Todos os direitos reservados