Há mais de 50 anos a população de Pontes e Lacerda se reúne na chácara São João Batista, para participar da manifestação religiosa e cultural mais tradicional do município. Na última semana, o deputado Wancley Carvalho (PV) esteve com familiares que realizam a festança, e deu início a uma ação para construir o novo salão de eventos.

A festa em honra ao santo que dá nome a chácara tem em sua programação a celebração da Santa Missa, danças típicas, almoço, batismo de São João nas águas do Rio Guaporé e oração de Ladainha.

O aumento no número de participantes, que cresce a cada ano, tornou o local pequeno. Os organizadores buscaram auxílio do parlamentar para traçarem estratégias para ampliar a estrutura física.

“Nossa festa faz parte do calendário de Pontes e Lacerda; é familiar. E além de reunir centenas de pessoas da cidade, atrai visitantes de municípios vizinhos”, destacou Maria Idalina, um das filhas de Ana Maria Francisca da Silva, a Maria Capoeira, que antes de falecer deixou com os filhos a missão de dar continuidade a festa, que é realizada em honra ao padroeiro após uma graça alcançada, na década de 60.

Durante a visita, o parlamentar se comprometeu em doar o projeto arquitetônico da obra, que incluirá também a construção de muros e duas salas anexas. “Valorizar essa festa é promover o resgate cultural de Pontes e Lacerda. Iniciamos hoje esse movimento em prol da construção do salão de eventos, e precisaremos da união de diversos parceiros para esse projeto”, salientou Wancley.

.

Fonte: Eduardo Cardoso – Ascom